★ Manutenção total do óleo do motor ★
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★ Manutenção total do óleo do motor ★
Fala pessoal, beleza. (Editado dia 16/09/2020)
Muitos amigos perguntam no grupo qual o melhor óleo... que tipo de óleo usar... quanto deve-se colocar... com quantos km trocar...
Então, vamos lá.
[1] Qual é o melhor óleo mineral?
Eu usava o Motul 3000 20w50, considerado o melhor (e mais caro) óleo mineral, entretanto ele saiu de linha e agora migrei para o Castrol Actevo 20w50.
[2] Site oficial da Castrol (clique aqui para ir para o site oficial)
[3] E por quê colocar o mineral 20w50?
Bom, abaixo segue uma tabela que contém informações da viscosidade de diversos tipos de óleo e a faixa temperatura que eles atuam.
Como podemos ver, a faixa do 20w50 abrange a maioria das temperaturas do Brasil, entre 15ºC e 35ºC graus (vai até 50ºC), e é por isso que eu uso dessa viscosidade.
Sem contar que, por ser mais grosso, ele também pode prevenir que a luz do óleo acenda em dias muito muito quentes...
Caso você esteja usando um óleo mais fino, como alguns amigos do grupo já reportaram, pois o óleo tende a afinar quando esquenta.
Então, vamos imaginar um dia de 35 graus.. trânsito.. e um óleo sintético... aquilo vai virar água dentro do motor e pode acarretar em danos maiores! Pode estragar a bomba de óleo... etc.
E com certeza a luz do óleo vai acender!
[4] E quanto de óleo eu devo colocar?
Quanto à quantidade, o que é recomendado no manual, esgotando pelos dois bujões, isso mesmo, dois bujões: quadro e cárter, nessa ordem, coloca-se 2,2 L.
Como o filtro de óleo que vai nas Pégasos não requer que seja completado antes de ser colocado, a quantidade permanece a mesma, 2,2 L.
[5] Na hora de esgotar, tem algum macete?
Tem sim, até porque você vai ter que drenar o óleo por dois lugares: quadro e cárter.
Você vai soltar esse parafuso com uma chave 10, indicado na foto.
Solte o parafuso e com o auxílio de um caneco deixe todo o óleo escorrer.
Depois, mais simples, drene o óleo do cárter.
[6] Troca o filtro também?
Se quiser, faça a troca do filtro também, seguindo os velhos conselhos: uma sim, uma não.
Custa apenas 45 reais e é o mesmo da BMW F650.
E na hora de colocar, dê uma melejadinha de óleo na vedação do filtro, pra ele não entrar totalmente seco.
[7] E na hora de colocar, tem algum macete?
Tem também.
Na hora de colocar, coloque 1,6 L e ligue o motor por 1 minuto para que o óleo preencha todos os compartimentos do motor.
Depois complete com o restante: 600 ml.
Faça desse jeito, senão vai transbordar!
[8] E pra ver o nível, como faz? A minha tá marcando errado...
Bom, para verificar o nível de óleo no motor, faça assim:
1. Ponha a moto no pezinho e coloque um calço, pois as duas rodas devem estar em contato com o chão
2. Deixe a moto funcionar por 1 minuto
3. Desligue o motor
4. Desaperte, retire e limpe a vareta
5. Coloque SEM ROSQUEAR A VARETA e faça a aferição
[9] E tem que trocar de quanto em quanto?
Efetue a troca no máximo até 3000kms rodados, para o óleo descrito acima.
______________________________________________________________________________________________________________________________________
É isso!
Valeu pessoal!
Muitos amigos perguntam no grupo qual o melhor óleo... que tipo de óleo usar... quanto deve-se colocar... com quantos km trocar...
Então, vamos lá.
[1] Qual é o melhor óleo mineral?
Eu usava o Motul 3000 20w50, considerado o melhor (e mais caro) óleo mineral, entretanto ele saiu de linha e agora migrei para o Castrol Actevo 20w50.
[2] Site oficial da Castrol (clique aqui para ir para o site oficial)
[3] E por quê colocar o mineral 20w50?
Bom, abaixo segue uma tabela que contém informações da viscosidade de diversos tipos de óleo e a faixa temperatura que eles atuam.
Como podemos ver, a faixa do 20w50 abrange a maioria das temperaturas do Brasil, entre 15ºC e 35ºC graus (vai até 50ºC), e é por isso que eu uso dessa viscosidade.
Sem contar que, por ser mais grosso, ele também pode prevenir que a luz do óleo acenda em dias muito muito quentes...
Caso você esteja usando um óleo mais fino, como alguns amigos do grupo já reportaram, pois o óleo tende a afinar quando esquenta.
Então, vamos imaginar um dia de 35 graus.. trânsito.. e um óleo sintético... aquilo vai virar água dentro do motor e pode acarretar em danos maiores! Pode estragar a bomba de óleo... etc.
E com certeza a luz do óleo vai acender!
[4] E quanto de óleo eu devo colocar?
Quanto à quantidade, o que é recomendado no manual, esgotando pelos dois bujões, isso mesmo, dois bujões: quadro e cárter, nessa ordem, coloca-se 2,2 L.
Como o filtro de óleo que vai nas Pégasos não requer que seja completado antes de ser colocado, a quantidade permanece a mesma, 2,2 L.
[5] Na hora de esgotar, tem algum macete?
Tem sim, até porque você vai ter que drenar o óleo por dois lugares: quadro e cárter.
Você vai soltar esse parafuso com uma chave 10, indicado na foto.
Solte o parafuso e com o auxílio de um caneco deixe todo o óleo escorrer.
Depois, mais simples, drene o óleo do cárter.
[6] Troca o filtro também?
Se quiser, faça a troca do filtro também, seguindo os velhos conselhos: uma sim, uma não.
Custa apenas 45 reais e é o mesmo da BMW F650.
E na hora de colocar, dê uma melejadinha de óleo na vedação do filtro, pra ele não entrar totalmente seco.
[7] E na hora de colocar, tem algum macete?
Tem também.
Na hora de colocar, coloque 1,6 L e ligue o motor por 1 minuto para que o óleo preencha todos os compartimentos do motor.
Depois complete com o restante: 600 ml.
Faça desse jeito, senão vai transbordar!
[8] E pra ver o nível, como faz? A minha tá marcando errado...
Bom, para verificar o nível de óleo no motor, faça assim:
1. Ponha a moto no pezinho e coloque um calço, pois as duas rodas devem estar em contato com o chão
2. Deixe a moto funcionar por 1 minuto
3. Desligue o motor
4. Desaperte, retire e limpe a vareta
5. Coloque SEM ROSQUEAR A VARETA e faça a aferição
[9] E tem que trocar de quanto em quanto?
Efetue a troca no máximo até 3000kms rodados, para o óleo descrito acima.
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É isso!
Valeu pessoal!
Giozao- Mensagens : 48
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